Quais as vantagens e desvantagens de cada destino dado os resíduos sólidos? A Environmental tem um time de técnicos pronto para responder qualquer dúvida sobre o tema e preparou informações valiosas para quem busca ser um aliado do meio ambiente e respeitar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No caso da reciclagem, entre as grandes vantagens está a redução da quantidade de itens encaminhados para os aterros sanitários, a economia no consumo de energia, a geração de emprego e renda, além da preservação de recursos naturais e insumos.

Com tanta coisa boa, existem desvantagens em optar por esse método? Segundo o diretor-presidente da Environmental, Aguinaldo Leite, há o custo diferenciado da coleta, a necessidade de participação ativa da população e a alteração do processo tecnológico para o beneficiamento, quando ocorre a reutilização dos materiais no processo industrial.

Outra alternativa que chega com o benefício de não ter complexidade no processo de licença ambiental é a compostagem. Com tecnologia de fácil implantação, o método tem facilidade de monitoramento; diminuição da carga orgânica do rejeito a ser enviado ao aterro, minimizando os volumes a serem dispostos; e a viabilidade comercial para a venda do composto gerado.

Com baixo custo operacional, os aterros sanitários são alternativa para dar conta do que tecnicamente ou financeiramente não são viáveis para tratamento. A tecnologia é amplamente conhecida e existe a possibilidade de aproveitamento do biogás, com a geração de produtos como energia elétrica, calor e metano. Porém, essa alternativa gera odor, necessita de grandes terrenos, exige captura do chorume e, após a capacidade esgotada, exige manutenção e cuidados por anos.  “Os aterros são o destino final e a Política Nacional fala de aproveitamento e tratamento de resíduos antes do envio para aterro. Temos que levar isso em conta antes de optar por essa tecnologia”, esclarece Aguinaldo.

Ele destaca que é importante observar ainda que todas as tecnologias apresentadas não são excludentes e podem se complementar.

Ficou na dúvida? A Environmental ajuda você! Entre em contato por meio do (11) 4521-7795 e 4521-6383 e agende uma visita.

 

 

 

 

Written by Luana Dias