Governo, setor privado e sociedade civil são, desde agosto de 2010, responsáveis pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Quem afirma isso é o próprio Governo Federal, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com a Política, o cidadão é responsável não só pela disposição correta dos resíduos que gera, mas também é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor. O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível; os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na PNRS.

Tendo em vista essa questão, é importante lembrar que cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. E a Environmental tem uma equipe especializada, pronta para indicar os melhores tratamentos e tecnologias para cada um deles.

Com o trabalho da Environmental, é possível trabalhar para coletar desde metais, até papel, plástico, vidro, orgânicos, pilhas, baterias, roupas, entre outros itens e encaminhá-los para o destino correto, desafogando o descarte em aterros e colaborando com o meio ambiente.

A empresa conta com soluções ideais para condomínios, shoppings, comércio, indústria, residência, poder público, além de escolas públicas e privadas. “Temos técnicos especializados para cada situação. Além disso, possuímos planos para aquisição ou locação de uma linha ecológica de coletores”, explica o diretor-presidente, Aguinaldo Leite.

Essa linha de produtos é feita com tubos de pasta de dente. Eles acondicionam, com segurança de armazenamento, transporte e manuseio, lâmpadas; baterias; roupas; plástico; vidro; orgânicos; papel; entre outros.

Mas você deve estar se perguntando sobre o porquê de levar o tema a sério e trabalhar para amenizar a questão dos resíduos, certo? “Nosso papel é minimizar a geração dos resíduos e incentivar tanto a reutilização quanto a reciclagem. Por isso, o papel da Environmental vai muito além de apenas recolher o que muitos chamam de ‘lixo’. A ideia é trabalhar lado a lado da educação ambiental e explorar a capacidade de cada resíduo, trazendo assim muitas vantagens para o meio ambiente”, finaliza Aguinaldo.

Quer saber mais? Agende uma visita!

Written by Luana Dias