Logística reversa: por que tão necessária?

Sobre o dia do meio ambiente
15 de janeiro de 2019
 

Você sabe para onde vai seu resíduo?

S
Sabia que o destino final é um dos problemas ambientais mais graves do mundo? No Brasil, são produzidas 79 milhões de toneladas de resíduos por ano. Uma média de 400 gramas diárias por habitante.

Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística reversa destaca a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Assim, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes podem minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

A PNRS define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. ”

O processo de implantação da logística reversa por meio de um acordo setorial pode ser iniciado pelo Poder Público ou pelos fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes dos produtos e embalagens.
A Environmental pode ser parceira nessa jornada, ainda tão nova para muitos no Brasil. Realizamos a análise e gestão dos resíduos produzidos por empresas, elaboramos planos de manejo e encontramos a solução financeira e técnica mais viável para cada cliente. Além de consultoria para implantação.

Vamos cuidar juntos do meio ambiente?